A Biblioteca Municipal “Martinico Prado” recebeu nesta semana doações de livros provenientes do PROJEXB (Projeto de Expansão de Bibliotecas). Por meio da parceria entre o poder público (Secretaria Municipal de Cultura) e iniciativa privada, 222 novos livros foram doados ao acervo.
“Empresas são procuradas para contribuírem com a iniciativa, onde essas doações são deduzidas no Imposto de Renda, lançadas como despesas operacionais, por meio das notas fiscais. O projeto visa à melhoria das bibliotecas públicas, com a aquisição de livros e equipamentos”, explica o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.
Além dos livros, a Biblioteca também obteve bibliocantos (suportes para os livros), um carrinho de biblioteca, expositores de acrílico e um aspirador portátil. Participaram, como doadores, 86 empresas de Araras. “É uma parceria que tem custo zero para a Prefeitura e resultados muito satisfatórios. Trata-se de uma ferramenta de fomento cultural e histórico significativa, agregando melhorias ao nosso acervo e ao equipamento com a prospecção de doações junto aos empresários da cidade”, comentou o secretário municipal de Cultura, Fredo Júnior.
Livros para todos os públicos
Nas doações há livros infantis, infantojuvenis, romances, suspenses, materiais históricos e obras exigidas para os vestibulares da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo).
“Agradecemos aos empresários que participaram da iniciativa e contribuíram para a melhoria do acervo da biblioteca, por meio de livros e equipamentos. Os materiais obtidos serão muito úteis, ainda mais no momento em que, mês passado, o número de empréstimos superou os 1.000. Os livros variados irão ajudar muito a atrair e formar leitores, além de contribuir para os vestibulandos da cidade. O uso da biblioteca tem crescido e o aumento do acervo vai fomentar muito o uso da Biblioteca. Além de Araras, o PROJEXB já atuou em inúmeras cidades da região”, agradeceu o bibliotecário.
Confira aqui o catálogo deste mês de junho formado pelas doações do PROJEXB.
Entre os novos livros, destacamos:
– Infantis: “Os pequenos girassóis da mamãe”, de Angela McAllister e Alison Edgson, “Estrelas e planetas” de Pierre Winters, “Atum, o gato grato cai no mundo” de Thais Laham Morello, “Uma lagarta muito comilona”, de Eric Carle, “Flicts”, de Ziraldo, “Gabriel e o futebol”, de Ilan Brenman, “A palavra do grande chefe”, de Daniel Munduruku, “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks, “As fabulosas fábulas de Iauaretê,” de Kaká Werá Jecupé, “Onda”, de Suzy Lee e “A fabulosa máquina de amigos”, de Nick Bland.
– Infantojuvenis: “Coraline”, de Neil Gaiman e “Até o verão terminar” e “O lado feio do amor”, de Collen Hoover, as séries “As aventuras do Capitão Cueca”, de Dav Pilkey, “O príncipe cruel”, de Holly Black, “Sempre teremos o verão”, de Jenny Han, “Diário de um Banana”, de Jeff Kinney, “Divergente”, de Veronica Roth, “Anne de Green Gables”, de Lucy Maud Montgomery e “Amor & Gelato”, de Jenna Evans Welch.
– Romances, suspenses e itens variados: “O som e a fúria”, de William Faulkner, “Pessoas normais”, de Sally Rooney, “A morte de Ivan Ilitch”, de Lev Tolstói, “Princesa adormecida”, de Paula Pimenta, “No seu pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie e “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha e a série “Escravidão”, de Laurentino Gomes.
– Vestibulares da Unicamp e USP: “A vida não é útil”, de Ailton Krenak, “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane, “Nós matamos o cão tinhoso”, de Luís Bernardo Honwana, “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles, “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo.
Fonte: Secom/PMA