Desde 2018 fazendo transplantes capilares em araras. A Clínica, sob o comando do renomado médico Dr. Beto Cressoni, já registra mais de 600 procedimentos em 4 anos
Dr. Benedito Jose Roberto Cressoni, ou simplesmente Dr. Beto Cressoni, teve como formação inicial a Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, seguindo sua capacitação com pós graduações e fellows internacionais em áreas como cirurgia geral, cirurgia plástica estética e nutrologia. Há mais de 36 anos dedica-se a estudar, aplicar e disseminar produtos e técnicas inovadoras, voltadas justamente para que as pessoas recuperem saúde, beleza, auto-estima e alegria de viver.
Nesse processo de constante aprimoramento e consolidação de uma medicina praticada com foco no presente, mas olhar no futuro, Dr. Beto é uma referencia de profissionalismo, ética e respeito a cada um de seus milhares de pacientes.
Uma ampla e moderna clínica, localizada em Araras, interior de São Paulo, a Cressoni Medical Center, conta com uma área construída de mais 1000m2, sendo dois blocos cirúrgicos com equipamentos de última geração.
A convite da Revista Expressão Dr. Beto Cressoni destaca algumas curiosidades que você precisa saber sobre Transplante Capilar
O termo correto é transplante capilar ou implante capilar?
No procedimento é feito a extração dos folículos da área doadora do paciente e transplantado para a mesma pessoa. Ou seja, os folículos são transplantados no couro cabeludo do mesmo paciente. Portanto, o termo correto da cirurgia é transplante capilar.
Antigamente a cirurgia deixava um cicatriz linear grande, com a nova técnica também?
Não , o procedimento mudou bastante. Antigamente a técnica realizada era a técnica FUT (folicular unit transplantation). Nesta técnica, retirava-se uma faixa de couro cabeludo e desta faixa os folículos eram separados um a um, com auxílio de um microscópio digital. No entanto, o paciente ficava com um cicatriz grande no couro cabeludo. Atualmente, a técnica de transplante capilar mais utilizada é a FUE (folicular unit extraction). Nesta técnica, os folículos capilares são extraídos da área doadora com um bisturi chamado “punch”. Trata -se de um bisturi redondo, com diâmetro de 0,8 a 1 mm. Assim, cada folículos é extraído individualmente e o paciente não ficará com cicatriz.
Os fios transplantados são do próprio paciente?
Sim. Todos os fios transplantados são do próprio paciente, por esse motiva não há rejeição. O que acontece, na verdade, é uma redistribuição dos fios saudáveis: eles são transplantados da área saudável para a região calva.
É possível pegar cabelos de outra pessoa para realizar o Transplante capilar.
Os transplantes capilares são autólogos, ou seja, o individuo será seu próprio doador. Se pegarmos cabelo de outra pessoa, irá haver insucesso do crescimento dos fios, pois o próprio organismo irá enxergar estes folículos como corpos estranhos e irá atacar esses fios com seu sistema imunológico. Para evitarmos isto teríamos que deixar o indivíduo imunossuprimido com medicações extremamente agressivas colocando o paciente em risco
Qual a idade mínima para um transplante capilar?
Em via de regra não existe uma idade mínima, afinal existem cada vez mais pacientes jovens que apresentam graus totais de calvície. Na Cressoni Medical Center não operamos pacientes abaixo de 18 anos.
Mulheres podem realizar o Transplante Capilar?
Sim. Com certeza. Cada vez mais mulheres buscam as clinicas para o transplante capilar tanto por áreas de calvície, rebaixamento da testa e aumento de volume.
Qual a duração de uma cirurgia de transplante capilar.
Em média as cirurgias duram 8 horas, podendo variar para mais ou para menos dependendo da quantidade de fios a serem transplantados. Para se ter uma ideia um bom cirurgião consegue extrair e implantar em média 600 fios por hora.
É possível diminuir as entradas e diminuir a testa.
Sim, o cirurgião irá definir o desenho da linha com o paciente até que cheguem em um ponto comum, onde a harmonia facial seja preservada e o paciente fique satisfeito com sua nova linha capilar. Em relação a diminuição de testa, é a cirurgias mais buscada pelas mulheres que normalmente sofrem por toda a vida com a linha capilar muito alta.
O paciente volta para a casa no mesmo dia?
Sim. O procedimento cirúrgico é realizado apenas com aplicação de anestesia local e sedação acompanhada por nossos médicos anestesistas. Assim que a cirurgia acabar, nosso anestesista irá avaliar o paciente, e já irá liberá-lo para ir para casa.
Quem possui fios brancos também podem realizar o procedimento?
Sim. Pacientes com fios brancos também podem realizar o transplante. Após um preparo da área doadora, não há qualquer impeditivo e os resultados terão o mesmo sucesso dos fios coloridos.
Os fios transplantados caem após a cirurgia
Na maioria dos pacientes os fios transplantados caem após aproximadamente vinte dias da cirurgia e só voltam a crescer novamente após três meses. Esse é um processo normal de ocorrer. Esse é um período de transição e as vezes acaba gerando angústia e medo de que algo possa dar errado. Após os três meses os fios voltam a crescer novamente e a cada mês que passa os resultados são progressivos até atingir o resultado final o que pode levar de dez a doze meses.
Os folículos são analisados durante o implante capilar?
Sim, esse processo garante o controle de qualidade durante a cirurgia. Então, todos os folículos retirados do couro cabeludo passam por uma análise em microscópios de alta potência e resolução para verificar a qualidade dos folículos. Além disso, de acordo com a quantidade de fios que cada unidade folicular possui, elas são separadas em grupos de 1, 2, 3 ou 4 fios para serem posteriormente implantadas em regiões especificas do couro cabeludo conforme a necessidade individual de cada paciente.
Confira edição digital:
www.revistaexpressaoonline.com.br