No momento, você está visualizando Onda de falências: conheça algumas dicas para proteger a sua empresa

Onda de falências: conheça algumas dicas para proteger a sua empresa

Onda de falências: conheça algumas dicas para proteger a sua empresa

 

Ter alguns cuidados pode ser a diferença entre falir ou manter a empresa de pé, explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga Medeiros.

 

Os últimos meses têm sido bastante complicados para os empreendedores brasileiros, por crises econômicas, entre outros fatores, o que fez com que, apenas no mês de fevereiro deste ano, cerca de 80 empresas falissem no Brasil e outras 169 entraram com pedidos de recuperação judicial.

 

Esses dados acendem o alerta para as empresas que mantêm um bom equilíbrio nas contas ou que enfrentam pequenos problemas para tomar medidas preventivas que ajudem a proteger a sua empresa e aumentar as suas vendas e resultados, como explica o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Guga Medeiros.

 

“Focar em ações que ajudem a manter as contas equilibradas é fundamental para a sustentabilidade da empresa. O aumento das vendas e uso de estratégias de marketing eficazes não apenas impulsionam o crescimento, mas também fortalecem a empresa contra os impactos negativos de crises”.

 

Confira a seguir cinco dicas que podem proteger a sua empresa da falência.

 

1 – Reorganização Interna: “A estrutura interna da sua empresa é a base para a sua estabilidade financeira, boas vendas, relacionamento com o cliente, etc., por isso, avalie e reorganize a estrutura interna da empresa, otimizando processos, reduzindo custos desnecessários e realocando recursos, o que chamo de ‘arrumar a casa’, olhar primeiro para dentro da empresa, antes de lidar com fatores externos”, afirma Guga Medeiros.

 

2 – Estratégias de Marketing: “Investir em boas estratégias de marketing ajuda a aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, um pilar importante para uma empresa durante momentos de crise. Mas é importante lembrar que não basta apenas investir no marketing online, o marketing offline também é importante, mas muitas vezes é deixado de lado, o que é um grande erro”.

 

3 – Diversificação: “Explore novas oportunidades de negócios, diversifique a sua oferta de produtos ou serviços. Se sua empresa tem apenas uma fonte de receita, ela fica muito mais sujeita a flutuações na economia, invista em novas fontes de receita sem esquecer do seu público-alvo”, explica Guga Medeiros.

 

4 – Controle Financeiro: “As finanças são, sem dúvidas, um dos pilares mais importantes da durabilidade de uma empresa. Por isso, mantenha um controle financeiro rigoroso e gerencie bem estoques e renegocie dívidas sempre que necessário”.

 

5 – Planejamento de Longo Prazo: “Desenvolva e execute um plano estratégico de longo prazo, estabelecendo metas realistas, identificando oportunidades e ameaças, e ajustando as estratégias conforme necessário. Um planejamento de curto prazo, que não considera o futuro do negócio, não é uma boa estratégia para uma empresa durar”, afirma.

 

Sobre Gustavo Medeiros – @gustavomedeirosoficial

é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pela gestões de marketing, estratégica e comercial.

 

@mfpressglobal

 

Visite o site da Expressão acessando a BIO e confira a última edição da nossa revista digital, ou adquira seu exemplar impresso pelo WhatsApp (19) 9.9299-2057.

Inscreva-se no canal da Revista Expressão – youtube.com/@expressaoararas – e ative o sininho para receber notificações

@expressaoararas – Deixe seu LIKE. SIGA, COMENTE E COMPARTILHE, nos ajude a fazer uma Expressão cada vez melhor.