SOBRE RODAS: Nissan pode ter menos de 2 anos até falência
“Qual era o nome daquela marca japonesa de carros que faliu mesmo?” Essa pergunta pode se tornar comum daqui um tempo caso a Nissan não consiga encontrar um novo investidor de grande porte nos próximos 14 meses.
Essa é a visão de um executivo de alto escalão da montadora, que revelou que a empresa está buscando por um acionista urgentemente para conseguir continuar com as suas operações.
O que está acontecendo? A Renault — parceira comercial da Nissan — tem reduzido a participação na companhia. A marca francesa tinha 43% da japonesa, mas agora está com menos de 36% com previsão de vender mais ações.
Enfrentando uma queda drástica nas vendas na China e EUA, a Nissan anunciou recentemente o corte de 9 mil empregos no mundo todo e a redução da produção em 20% no próximo ano.
Stats: A Nissan teve um prejuízo de US$ 62 milhões no último trimestre, uma queda significativa em relação ao lucro de US$ 1,2 bilhão no mesmo período do ano passado.
Na busca por um investidor gabaritado, a companhia tem olhado para uma outra montadora japonesa: a Honda. Diferente da Nissan, a marca já virou a chavinha para focar em desenvolver carros elétricos e melhorias de software.
A disputa dos asiáticos parece ter dono
Acontece que as montadoras chinesas estão dando uma dor de cabeça para as japonesas. Enquanto a China lidera como maior fabricante de carros do mundo, a produção japonesa caiu de 20% para 11% em menos de 20 anos.
Marcas como a BYD estão conquistando o mercado, e a vantagem chinesa está na capacidade de produzir baterias de baixo custo e alta capacidade de produção.
Fonte: @thenews.cc
– ENTREVISTAS NA ÍNTEGRA EM NOSSO CANAL youtube.com/@expressaoararas.
Acesse nossa BIO para mais.
#SobreRodas #ExpressãoNegócios #Nissan #Renault #BYD #ExpressãoNpticias #RevistaExpressão #SociedadeArarense #GentedeExpressão #TroféuExpressão25